Credibilidade Digital: congruência entre o que se vende e o que se entrega

por | out 26, 2017 | Blog | 0 Comentários

Por Fábio Barbalho

Fábio Barbalho

Os meios digitais nos proporcionam máscaras nas quais podemos nos esconder, representar ou até mesmo interpretar. Com bilhões em oportunidades de negócios o marketing digital oferece diversos tipos de métricas que atuam, por vezes, direto no sistema límbico do ser humano, fazendo que mesmo à distância sinta emoções, escassez, necessidades e principalmente desejos.

Nesse aspecto e com uma série de programas especialmente desenvolvidos é possível criar uma esteira de vendas totalmente automatizada, atendimentos programados e robôs que beiram a excelência (desde que seu bolso possa pagar por isso) para fazer o seu cliente sentir-se a pessoa mais importante do planeta. Mas realmente entregamos aquilo que vendemos?

Ainda é “sobre” e “com” pessoas que devemos falar. Sua credibilidade digital é construída à medida que mescla autoridade com engajamento, ou seja, o quão realmente é boa naquilo que se propõe a fazer e o quanto aquilo proporcionará interação para as pessoas.

Para entender mais sobre autoridade é interessante compreender sobre os influenciadores digitais, mas em exercício livre inicie com bom conteúdo de valor, que agregue algo na vida do seu comprador. Esse é um processo que leva um certo tempo até que pessoas do seu ciclo de amizades comecem a lhe recomendar (crescimento orgânico) ou investimento (impulsionamento pago) esteja canalizado corretamente, o que fará a diferença é a regularidade para que as pessoas entendam que pode contar com você.

Já o engajamento trata-se da interatividade proporcionada, note que a evolução do vídeos da internet e hoje dos “ao vivo” (lives) no Facebook, ou do storie do Instagram, muitos tem interesse em saber dos bastidores e querem ser ouvidas em seus posicionamentos e isso é o que temos de mais importante, por isso abra esse espaço e esteja pronto para responder cada comentário com bastante vigor.

Agora, se o seu produto, atrasar, chegar com defeito ou abaixo da expectativa, esteja preparada para aguentar. Lembre-se que as mesmas ferramentas estão à disposição do consumidor como as próprias redes sociais e sites especializados para lhe avaliar. Aliás um outro ponto é que a pessoa física não se distancia da jurídica na internet, não existe horário para o teu cliente lhe analisar.

Esteja ou não esteja no marketing digital, se a perspectiva é ganhar dinheiro e fazer negócios, comprometa-se a fazê-lo 100%, reserve um tempo diário, estude as ferramentas, cuide da linguagem e facilite ao máximo a vida do seu consumidor, pois é ele que validará o seu negócio.

Dicas:

  1. Trabalhe em ondas: Teste a forma de comunicação em pequenos nichos ou com pessoas próximas que sejam maduras o suficiente para dar feedback. Superando o primeiro nível, amplie a atuação. O objetivo é ir adequando o dialogo até ser assertivo.
  2. Defina seu avatar: Quem é o melhor cliente potencial, fale com ele em primeira pessoa, dê exemplos de aplicação do produto e use perguntas intrigantes e sugestivas, ao ponto de estimular a interação.
  3. Prova Social: Crie postagens do dia-a-dia, bastidores e interações do seu produto ou serviço com o cliente. Virtualmente seu cliente precisa saber que ser produto realmente existe.

 

Fábio Barbalho estará no 14º Encontro Integral Woman para o painel “Como vender mais”. faça sua inscrição, clique aqui

Coach e Educador Financeiro da Consultoria Ponto C , é formado em Administração em Marketing, Pós-Graduado em Gestão Estratégica das Organizações, com MBA em Educação e Coaching Financeiro e MBA em Gestão Empresarial: Crédito (FGV).

Autor(a) do Post: Luiz Fernando Pereira

Há 20 anos no mercado de Marketing, se especializou em Marketing Digital, Programação em PHP, Java Script, tendo desenvolvido diversas campanhas de sucesso ao longo de sua carreira profissional.

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