Autoconhecimento, uma chave para o sucesso!

por | jun 16, 2020 | Blog | 0 Comentários

Você se conhece?

A maior parte das dificuldades que encontramos está no pouco conhecimento que ainda temos sobre nós mesmos e sobre os demais perfis, existentes em relação a quem está a nossa volta.

Entender esses perfis, suas competências, fragilidades e tantas outras características de comportamento, permite que equilibremos melhor a forma como gerenciamos as situações do nosso dia a dia, como ouvimos, entendemos e produzimos soluções e crescimento para nossa vida pessoal ou profissional.

Respostas as perguntas como: Quem eu sou? O que me faz mais feliz? O que eu tenho de melhor? Onde quero chegar? Porque tenho certas reações, diante de determinadas pessoas? Pode fazer toda a diferença para construir um plano eficiente de desenvolvimento.

Principalmente agora, que tudo se acelerou e o que estava previsto acontecer em 10 anos, já está a nossa porta; sendo uma questão de sobrevivência da nossa carreira, do nosso negócio ou de nossos relacionamentos pessoais.

Por essa razão, convido você a ousar, a ter uma atitude mais positiva para encontrar novas possibilidades de ter mais sucesso e ser mais feliz.

A boa notícia é que hoje temos inúmeras metodologias e ferramentas para apoiar e acelerar esse processo. Dou aqui, algumas dinâmicas para exemplificar; que faz parte do processo de coach, mentoria ou da análise comportamental que realizo com meus mentorados.

1 – Escreva, 3 frases que você repete para si mesma ou para os outros, ou que você sempre ouviu, que traz uma conotação “negativa”, de dificuldade ou impedimento. Aqueles mantras, tipo: O poder corrompe o homem, dinheiro é o mal necessário, eu nuca vou superar isso…

1.1 – Agora, pegue essas frases e as transforme em frases positivas: por exemplo. “O poder faz o homem ter mais condições de ajudar o próximo. O dinheiro realiza sonhos. Eu vou superar isso, como superei muitas outras coisas. E passe a utilizar essas frases.

2 – Com essa análise SWOT, preencha os campos e entenda um pouco mais sobre você. Onde forças e fortalezas, são sempre você, e oportunidades e ameaças sempre sobre o mundo externo.
Exemplo: Forças (domínio de inglês, determinação, comunicação…), Franquezas (falta de conhecimento em finanças, insegurança…), Oportunidades (mercado em crescimento, salários em alta…), Ameaças (concorrência agressiva, novas regras do governo…)

Agora, lembre-se se, não haverá metodologia ou ferramenta que vá te ajudar, se você não tiver uma primeira característica importante, a atitude de assumir o compromisso de querer se desenvolver e alcançar o sucesso, que você merece.

Com isso, me despeço e espero que tenha sido proveitosa essa reflexão. Que você realmente faça as dinâmicas, e que busque sempre ser melhor, do que pode ser ontem. Obrigada, Paz e luz.

Autor(a) do Post: Maristela Serpejante

Por mais de 20 anos foi executiva de multinacionais, hoje é Coach, Mentora, treinadora de jovens talentos, palestrante, mediadora de conflitos e fundadora da MS People(Consultoria e Treinamento), Embaixadora Integral Woman, membro do núcleo de mulheres da ADVB(Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), professora convidada de pós-graduação em Mediação de Conflitos da Faculdade Legale e consultora e professora da GPU(Chile).

Pensando em Viajar

Conheça as próximas viagens que a Integral Woman está promovendo

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.