Não consegui ainda aprender Inglês! Será que há algo de errado comigo?

por | abr 28, 2020 | Blog | 0 Comentários

No Brasil as estatísticas sobre os níveis de proficiência em Inglês ainda estão muito longe de representar a importância do nosso país no cenário internacional. Somos gigantes, temos profissionais extremamente qualificados, porém o nível de Inglês profissional necessário para o nosso desenvolvimento não acompanha nossas aspirações.

Nesses 10 anos trabalhando como English Trainer a história se repete, a grande maioria dos clientes me procura com uma certa ansiedade, quase um desespero:

“- Cris, já tentei de tudo e não deu certo!”

Conforme a conversa vai desenrolando percebo que o “tentar de tudo” se apresenta com uma repetição de frustrações e desistências.

Cada vez mais eu me certifico de que tentar de tudo nem sempre corresponde a fazer e se dedicar ao que realmente funciona para obter resultados.

Quando a experiência de aprender chega a este ponto, a trava emocional já está sedimentada e o  “trauma de falar Inglês” fica lá, misturado a outras emoções negativas impedindo a performance e o desenvolvimento profissional.

Se para muitos o medo de falar em público é quase tão expressivo quanto o medo da morte, imagine falar em público em Inglês!? (mesmo que o público seja uma pequena audiência de uma ou duas pessoas, o chefe, o entrevistador, o fornecedor do outro lado do mundo ou o escritório inteiro ouvindo) Quando obtive acertificação TEFL (Teaching English as a Foreign Language) para o ensino de Inglês como língua estrangeira, percebi que não havia uma metodologia específica ou uma abordagem que considerasse esse mix de sensações e emoções – vulnerabilidade, frustração, medo, vergonha, ansiedade e até mesmo pânico.

Essas travas que aparecem quando estamos aprendendo uma nova língua, caso não sejam endereçadas, fazem com que a situação de aprendizado se transforme em trauma e tudo que vier a partir daí passa a ser rejeitado.

No caso do inglês tudo isso é ainda mais crítico. Como rejeitar abominantemente uma língua tão importante para o mundo dos negócios?

No mundo corporativo não dá pra falar o Inglês `meia boca` ou você fala ou não consegue fechar negócio, não consegue apresentar seu projeto, falar dos seus resultados, das suas ideias, participar de entrevistas, enfim, aqui sim a lista fica grande.

Já que não dá pra falar o inglês “meia boca” a grande maioria se cala e fecha a boca inteira, aliás, trava o corpo todo. Em uma recente pesquisa conduzida por nossa empresa a resposta `eu travo e não consigo me comunicar` apareceu em mais de 85% das respostas.
Se pensarmos que a comunicação vem não apenas da fala, o fato de TRAVAR é literal. Sim, “pane no sistema!” E como estar em sua melhor performance se o seu `sistema` está travado?

Ao longo da minha trajetória profissional tenho buscado entender como aprendemos e o que realmente muda este jogo. Muitos perguntam sobre a metodologia, acredito em um mix de técnicas e ferramentas a serem aplicadas na aquisição linguística, incluindo coaching, Psicologia positiva, programação neurolinguística e hipnose.

Como disse um aluno meu quando entrou em contato comigo pela primeira vez…“Cris, me disseram que vamos achar um jeito nem que você tenha que fazer mágica!”

Sabe o que aconteceu?MÁGICA!!!

Com muita dedicação, comprometimento e o “seu” jeito certo de aprender.

Autor(a) do Post: Luiz Fernando Pereira

Há 20 anos no mercado de Marketing, se especializou em Marketing Digital, Programação em PHP, Java Script, tendo desenvolvido diversas campanhas de sucesso ao longo de sua carreira profissional.

Pensando em Viajar

Conheça as próximas viagens que a Integral Woman está promovendo

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.