QUEM ESCOLHEU SUA ROUPA HOJE?

por | set 2, 2020 | Blog | 0 Comentários

Observo que muitas pessoas não sabem que existe mais de um caminho para a resolução de um problema, pois sequer tem conhecimento dos Meios Alternativos de Solução de Conflitos (MASC).

Destaca-se que há formas de autocomposição (Negociação, Conciliação e Mediação) e heterocomposição (Arbitragem e a via Judicial).

Antigamente as pessoas optavam pela via judicial, mas considerando os custos e a demora na solução de um processo que pode perdurar por anos, a mentalidade vem mudando, o que foi incentivado também pelo art. 319 do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), pois na petição inicial, o autor deverá optar pela audiência de conciliação ou de mediação.

Geralmente a autocomposição é mais célere e barata, além de possibilitar através de um procedimento sigiloso e confidencial que um terceiro imparcial (conciliador e/ou mediador) seja o facilitador do diálogo entre os envolvidos no problema.

Importante utilizar-se de ferramentas como a escuta ativa, o caucus, a recontextualização, o resumo, o teste de realidade, além de identificar o problema, buscar uma conotação positiva, focar no conflito e não na pessoa, utilizar critérios objetivos, concentrar nos interesses, buscando ganhos múltiplos.

Com o empoderamento dado as partes para que juntas possam definir os termos da composição com a melhor solução para que se aplique a vida delas possibilita-se também uma maior efetividade e cumprimento ao acordo que firmaram, pois há ganhos para todos os envolvidos.

Imagine deixar que um terceiro que sequer tem conhecimento de sua vida e das necessidades que norteiam o conflito venha a decidir o seu problema? Por analogia, seria o mesmo que deixar alguém escolher a sua roupa hoje! Pense nisso, pois ao tomar conhecimento da solução de problemas através do MASC é possível participar efetiva e ativamente da solução do conflito que existe em sua vida, com a aplicação das ferramentas corretas e a participação de um terceiro apenas como facilitador do diálogo e da comunicação!

Interessadas pelo tema. Indico dois livros para leitura “Como chegar ao sim” (Autores: Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton) e “Como chegar ao sim com você mesmo”(Autor:Wlliam L. Ury)

Autor(a) do Post: Luiz Fernando Pereira

Há 20 anos no mercado de Marketing, se especializou em Marketing Digital, Programação em PHP, Java Script, tendo desenvolvido diversas campanhas de sucesso ao longo de sua carreira profissional.

Pensando em Viajar

Conheça as próximas viagens que a Integral Woman está promovendo

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.